A associação civil Vida e Família (VIFAC) anunciou a pronta abertura de um novo albergue para a atenção e ajuda a adolescentes grávidas para “evitar abortos e devolver-lhes a dignidade , assim como dar-lhes a possibilidade de uma vida melhor”.

Conforme assinalou a vice-presidenta do VIFAC, Madalena del Hoyo de Jaquez, durante os dois anos que levam em Zacatecas (nordeste do México), receberam muitas solicitudes de ajuda por parte de mulheres grávidas em situação de desamparo, por isso se realizará a abertura de um novo local.

“A associação administra recursos e obtém donativos de diferentes empresas, que são isentas de impostos, já que nos albergues, localizados em diferentes estados do país, todos os gastos que requerem as mulheres para salvar a vida dos bebês são cobertos”, afirmou.

Do mesmo modo, Del Hoyo adicionou que “das mulheres que atendem, perto de 80 por cento decidem ficar com seus bebês, enquanto o resto o dá em adoção”.

“Tudo se faz de maneira legal; se as mulheres decidem ficar com seu bebê, o fazem, do contrário o procedimento se realiza nas instâncias jurídicas estabelecidas pelo estado”, enfatizou.

O Bispo de Zacatecas, Dom Carlos Cabrero Romero, assinalou que “a integração do VIFAC é uma bênção que moveu as senhoras com o qual dão à mulher zacatecana outra oportunidade já que finalmente se contempla a vida em sua integridade”.

Finalmente, a vice-presidenta do VIFAC afirmou que “o que procuramos é o sim à vida; protegemos a essa mulher, e se não poder conservar o seu filho, (que) o ceda em adoção legalmente”.