O Centro de Formação Integral da Pastoral Penitenciária da Diocese de Baní, (República Dominicana) instrui 600 internos presidiários em diferentes cursos técnicos trabalhistas, em uma cerimônia abençoada pelo Padre Claudio Samuel Castelo, pároco da Catedral “Nuestra Señora de Regla” da cidade de Baní.

À atividade assistiram funcionários civis, militares e do poder judicial da província de San Cristóbal, assim como representantes do INFOTEP, Escola Radiofônicas, CEPAEC e da Secretaria de Estado de Educação, instituições que contribuem com a capacitação dos internos desse centro penitenciário.

As palavras de bênção foram dirigidas pelo Padre Castelo quem, junto ao diretor do recinto, Leocadio Jiménez, “exortaram aos graduandos a seguir pelo caminho da capacitação para chegar a serem homens novos”.

Do mesmo modo, Roberto Hernández, representante do diretor geral das Prisões, o Major General Manuel de Jesus Pérez Sánchez, manifestou que “a instituição cumpre com seu compromisso de contribuir à reabilitação dos reclusos”.

O Centro de Formação Integral da Pastoral Penitenciária da Diocese de Baní foi fundado no ano l998 por iniciativa da Igreja e dos internos. Desde então, graduou a mais de 8 mil reclusos em diferentes especialidades como pintura em tecidos, relações humanas, barbearia, fabricação de produtos químicos, informática e bacharelado; entre outras.