O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou que esta manhã houve a primeira reunião entre membros da Pontifícia Comissão "Ecclesia Dei" e representantes da Fraternidade Sacerdotal São Pio X para revisar as “dificuldades doutrinais” que ainda existem entre os lefebvristas e a Sede Apostólica.

"Na segunda-feira 26 de outubro, no Palácio do Santo Ofício, sede da Congregação para a Doutrina da Fé e da Pontifícia Comissão ‘Ecclesia Dei’, teve lugar o primeiro encontro da Comissão de estudo, formada por peritos da mesma Comissão e da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, com o fim de examinar as dificuldades doutrinais que seguem existindo entre a Fraternidade e a Sede Apostólica”, informa o texto.

Do mesmo modo, sustenta que "em um clima cordial, respeitoso e construtivo, fez-se insistência nas maiores questões de caráter doutrinal que serão tratadas e discutidas durante as conversas dos próximos meses, que provavelmente ocorrerão a cada quinze dias”.

“Em particular, examinar-se-ão as questões relativas ao conceito de Tradição, ao Missal de Paulo VI, à interpretação do Concílio Vaticano II em continuidade com a Tradição doutrinal católica, aos temas da unidade da Igreja e dos princípios católicos do ecumenismo, da relação entre o cristianismo e as religiões não cristãs e da liberdade religiosa. Com o passar do encontro, também se precisou o método e a organização do trabalho", acrescenta.