Neste domingo, 25, a Igreja celebra a memória do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão, que nasceu em Guaratinguetá, interior de São Paulo, mas passou boa parte de sua vida na capital paulista, dentro do mosteiro da Luz que ele mesmo construiu e que hoje é considerado um dos mais importantes prédios arquitetônicos do século XVIII, fato que fez o santo ser conhecido como patrono da construção civil. Segundo a nota divulgada por Canção Nova Notícias, a pequena capela do Mosteiro está sendo restaurada, um sinal externo do que os devotos de Frei Galvão sentem acontecer em suas próprias vidas.

Biografia

Antônio de Sant'Ana Galvão nasceu no dia 10 de Maio de 1739, na cidade de Guaratinguetá, São Paulo. Filho de Antônio Galvão, português natural da cidade de Faro em Portugal e de Isabel Leite de Barros, natural da cidade de Pindamonhagaba, em São Paulo.

Em 1760 ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de São Boaventura do Macacu, na Capitania do Rio de Janeiro. Foi Ordenado Sacerdote no dia 11 de Julho de 1762, sendo transferido para o Convento de São Francisco em São Paulo.

Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição. Cheio de espírito de Caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Por isso o povo a ele recorria em suas necessidades.

Frei Galvão faleceu no dia 23 de Dezembro de 1822, no Mosteiro da Luz de São Paulo, havendo recebido todos os Sacramentos, adormeceu santamente no Senhor, contando com quase 84 anos de idade.
Ele foi canonizado em Maio de 2007, durante a viagem do Papa Bento XVI ao Brasil. Naquela ocasião o pontífice inscreveu o nome do franciscano brasileiro no livro dos santos com as seguintes palavras: “Declaramos e definimos como santo o beato Antonio Sant'Ana Galvão e o inscrevemos na Lista do Santos e estabelecemos que em toda a igreja ele seja devotamente honrado entre os santos”.

O Mosteiro da Luz se tornou ponto de peregrinação dos devotos do santo, aí podem ser encontradas também relíquias e um memorial que recebe visitas durante o ano inteiro. O Mosteiro ainda guarda viva a história de Antônio de Sant’Ana Galvão. Na parede do memorial está descrita a trajetória do primeiro santo brasileiro. O lugar onde Frei Galvão viveu a maior parte de sua vida tem homenagens especiais como aquela feita por sua sobrinha, que mostra o santo com 70 anos. Seus objetos pessoais também fazem parte do acervo.

Para ver a reportagem sobre o santo feita pela Rede Canção Nova visite: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=274499

Para saber mais sobre o santo, e como obter as conhecidas “Pílulas do Frei Galvão” e inclusive acender uma vela virtual ao santo brasileiro visite o site “São Frei Galvão.com.br” no seguinte endereço: http://www.saofreigalvao.com.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1