O Observador Permanente da Santa Sé perante a ONU, Dom Celestino Migliore, pediu às nações desenvolvidas não reduzir a ajuda à África apesar da atual crise, porque cortar o apoio só trará a perda de vidas e novos conflitos pelos recursos naturais.

Durante a 64º sessão da Assembléia Geral da ONU, o Prelado explicou que este continente necessita um sólido reforço de sua economia, assim como garantia para erradicar a pobreza e manter as estruturas sociais básicas. Indicou que o comércio internacional também deve adaptar-se às necessidades da África.

“África necessita uma solidariedade real não só para suportar os impactos negativos da crise mas também para ajudar a erradicar o inaceitável flagelo da pobreza e fazer efetivo o verdadeiro potencial dos países africanos”, expressou.

Segundo a Rádio Vaticano, o Arcebispo também pediu que se acabem os preconceitos contra a África, e que são muito difundidos pelo jornalismo e nos ambientes acadêmicos e políticos, onde só se mencionam a “extrema pobreza, golpes de estado, corrupção e conflitos regionais”, e só se fala positivamente deste continente aludindo a seu futuro.

“África, inclusive nos momentos mais difíceis, foi capaz de proporcionar à comunidade internacional exemplos e valores dignos de admiração e ainda hoje podemos observar mostras do cumprimento de muitas de suas esperanças”, afirmou.