O Cardeal Antonio Cañizares Llovera, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, explicou que o ‘Compendium Eucharisticum’ procura que os católicos vivam “o mistério Eucarístico no centro de sua vida”, e como tal “não tem nenhuma novidade” pois recolhe tudo o que a Igreja sempre “crê, celebra e vive”.

O Cardeal recordou à Rádio Vaticano que o compêndio foi um pedido do Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia “em ordem a concentrar a atenção no que é o coração da Igreja: A Eucaristia; dar a conhecer as fontes litúrgicas principais e que o Povo Cristão rendesse o culto de adoração ao Santíssimo”.

O Cardeal Cañizares afirmou que o compêndio “assume o que nestes momentos a Igreja crê e vive sobre o que é o centro de toda a Igreja, de toda a vida cristã, porque somente a partir da Eucaristia haverá uma Igreja com vida”.

Também indicou que o compêndio inclui “o Rito Romano em suas duas versões, ordinária e extraordinária, recolhe os textos devocionais que expressam a fé do povo cristão não somente ao momento da celebração eucarística, mas também ao momento da adoração ao mistério da Eucaristia”.

Do mesmo modo, assinalou que o material “será distribuído aos bispos do mundo e será traduzido às línguas principais”.

“Na sexta-feira (amanhã) será distribuído a todos os Bispos do Sínodo Africano e será uma expressão do que está no centro das Igrejas da África, como de toda a Igreja, para a reconciliação e a paz”, adicionou.