O Cardeal Antonio María Rouco Varela, Arcebispo de Madrid, inaugurou esta sexta-feira o centro de trabalho do Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude de 2011, que terá como sede a capital espanhola.

Durante o evento realizado rua “San Juan de la Cruz” em Madri, diante de um  nutrido grupo de jovens, o Cardeal assinalou que “hoje começa  a corrida para a JMJ,  um evento extraordinário em que poderemos viver a universalidade da Igreja, em união com o Papa... com mais de um milhar de bispos de todo o mundo, com milhares de sacerdotes, de consagrados, de pais de família, de rapazes e moças, mas sobre tudo de muitíssimos jovens de todo o mundo”.

O Arcebispo de Madrid destacou ademais os dois grandes objetivos da JMJ:

Promover “um grande encontro dos jovens com o Senhor, que façam visível com sua fé o tema da JMJ, ‘arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé’";
“Mostrar ao mundo o testemunho dos jovens da Igreja, que mostram que conhecer a Cristo e seguí-lo é o melhor caminho para que a vida tenha significado, para ser realmente felizes.”

O Cardeal Rouco finalmente animou aos presentes, entre os quais se encontravam os responsáveis por cada área de trabalho da JMJ, seus colaboradores e muitos voluntários, a empreender esta corrida com “aspecto paulino, dispostos a levar com gozo e alegria os esforços e cruzes para conseguir o prêmio ao chegar à meta”.

Esta é “uma graça e grande desafio para Madrid, que assumimos com entusiasmo, espírito de serviço e humildade”, concluiu.

O Comitê Organizador das JMJ Madrid 2011 está conformado pelas seguintes pessoas: Dom César Franco,  Coordenador General; Gregorio Roldan, Secretário; Joaquín Díaz, Logística; Javier Cremades, organizador dos Atos Centrais; Angel Matesanz, encarregado da preparação pastoral; Félix Carbó, responsável pelo Programa Cultural; Javier Igea, delegado da Conferência Episcopal Espanhola e responsável pelas atividades nas diocese; diretor financeiro,  Fernando Giménez Barriocanal; e Yago da Cierva, diretor de comunicação.