Em sua página web em português a Rádio Vaticano informou que foi encerrada ontem a Reunião do Conselho Permanente da CNBB, iniciada na terça-feira, dia 20, e que contou com a participação do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri e foi encerrada com uma Eucaristia celebrada pelo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

“No dia anterior, quarta, 21, o núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, presidiu a missa na capela da CNBB, ao lado dos participantes do Conselho Permanente. Ao acolher o núncio, Dom Geraldo ressaltou que a celebração era uma ação de graças a Deus pela aprovação, no Congresso Nacional, do acordo Brasil e Santa Sé, com a participação direta da Nunciatura Apostólica”, destacou a nota divulgada por RV.

Em sua homilia, citada na página da CNBB Dom Lorenzo, ressaltou o papel de pastor dos bispos: “Os bispos continuam a missão de cuidar da vida do rebanho e conduzi-lo a Cristo”, afirmou.
“Somos administradores, guardiães da porção da Igreja que nos foi confiada”.

O núncio disse também que a Igreja, “hoje mais do que ontem”, é chamada a acompanhar a sociedade e as famílias e que é nesta perspectiva que o acordo Brasil e Santa Sé deve ser entendido. “O acordo é um instrumento de sumo valor para a sociedade e representa um marco histórico para o Brasil”, afirmou. Segundo D. Lorenzo, o acordo abre caminho para que, no pluralismo religioso, outras Igrejas façam o mesmo.

Por sua parte o presidente da CNBB, recordou na quinta-feira, 22, que a eucaristia não é “repouso espiritual” que leva o cristão “a se esquecer dos problemas cotidianos”. “[A Eucaristia] é sim o lugar privilegiado do encontro com Jesus Cristo vivo com seus traços autênticos conforme nos apresentam as Escrituras e a Tradição que a Igreja transmite com fidelidade ao longo dos séculos”, afirmou em nota divulgada pela CNBB.

A reflexão foi feita durante a missa que D. Geraldo presidiu no encerramento da reunião do Conselho Permanente da CNBB. A reunião teve como temas a 48ª Assembléia Geral da CNBB a ser realizada em 2010, análise de conjuntura e a conferência nacional de comunicação.