O escritório de imprensa da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), criticou a agressão verbal do Presidente venezuelano Hugo Chávez contra uma jornalista ao finalizar a cúpula do ALBA o último fim de semana.

“A desproporcionada intervenção do presidente Hugo Chávez contra uma jornalista que só cumpria seu trabalho, constitui um caso de abuso de poder e uma falta de respeito pelo exercício jornalístico da imprensa boliviana. Sua conduta é altamente censurável em um contexto alheio aos problemas e funções que lhe competem”, sustenta o comunicado.

O escritório de imprensa manifestou sua preocupação “por esta agressão que mancha a dignidade dos jornalistas bolivianos, danifica as bases da democracia e ofende a soberania do povo boliviano”.

Nesse sentido, transmitiu sua solidariedade com a jornalista e com o meio de comunicação afetados.

O escritório de imprensa “pondera o exercício da profissão jornalística frente a diversos atropelos aos que se acham submetidos e reivindica a dignidade e respeito que merece toda pessoa, assim como o direito à liberdade de expressão nas marcas de responsabilidade, serviço ao bem comum e sentido de oportunidade”.