O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, alentou os argentinos a procurarem a verdade, porque só com ela se obterá a justiça que é a base para a paz social.

“É necessário converter-se à verdade para poder viver na justiça, para poder ter um sentido correto do que é justo e poder fazer o que é justo; então sim se poderá desfrutar da paz”, afirmou o Prelado durante o programa televisivo Chaves para um Mundo Melhor.

O Arcebispo recordou que “o homem está feito para a verdade, para a justiça, mas só a justiça não basta: se necessita um pouco mais, se necessita o amor, a solidariedade, a caridade, a amizade social. Então sim começaríamos a desfrutar da paz”.

Durante o programa, Dom Aguer advertiu que ao camuflar a verdade, ao não querer reconhecê-la, gera-se um mundo de ficções que põe entre parênteses a realidade.

O Prelado indicou que assegurar a justiça em uma sociedade “é uma tarefa muito complexa, que corresponde em primeiro lugar aos que têm a condução da sociedade política, mas que de algum modo também corresponde a todos os cidadãos, a todos os habitantes de um povo determinado”.