O Secretário da Conferência Episcopal Espanhola, Dom Juan Antonio Martínez Caminho, destacou que a massiva mobilização de espanhóis na manifestação pró-vida do sábado passado foi uma “expressão vigorosa” do “clamor popular em defesa da vida”.

Conforme informam vários meios espanhóis, antes de assistir à abertura do curso 2009-2010 na Universidade Católica de Ávila (UCAV), Dom Martínez Camino considerou que a mobilização do 17 de outubro "mostrou que a sociedade espanhola está viva em sua percepção ética dos princípios básicos da convivência social".

Do mesmo modo, explicou que um projeto de lei de aborto que "consagre como pretendido, suposto, incompreensível direito, portanto direito inexistente, o direito a eliminar a vida de um ser humano, é um perigo para o sistema legal e para a convivência apoiada nos princípios realmente de direito, não em princípios de força".

Dom Martínez Camino recordou que "a verdadeira igualdade entre seres humanos exige que todos sejamos iguais no direito fundamental a viver", já que "a dignidade intocável do ser humano inclui como um de seus elementos fundamentais a intangibilidade da vida, e isto vale para todos os seres humanos".

O secretário da CEE manifestou sua esperança de que "na discussão parlamentar e na votação definitiva o projeto de lei não seja aprovado" pois "suporia um retrocesso grave no amparo da vida dos que vão nascer, além de um retrocesso no amparo da maternidade, posto que não se arbitram medidas para facilitar às mulheres com dificuldades a possibilidade de levar adiante sua maternidade".