O Arcebispo português Manuel Monteiro de Castro, atual secretário da Congregação para os Bispos, foi nomeado por Bento XVI como secretário do colégio cardinalício, que reúne todos os Cardeais da Igreja Católica, informa a nota divulgada pela agência portuguesa Ecclesia.

“A nomeação chega apenas um mês depois da chegada de D. Monteiro de Castro ao Vaticano, depois de nove anos enquanto Núncio de Espanha e Andorra”.
A agência Ecclesia informa também que D. Manuel Monteiro de Castro sucede, no seu novo cargo, a D. Francesco Monterisi, nomeado como arcipreste da Basílica papal de São Paulo extramuros, em Roma.

“Como secretário, o Arcebispo português será um dos primeiros a ser chamado após a eleição do Papa, num eventual conclave, e testemunhará o momento em que este aceitar a eleição e escolher o nome pelo qual quer ser chamado”, esclarece a nota publicada pela agência Ecclesia.

Para o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Pe. Manuel Morujão, esta é “uma notícia feliz, pois mostra a grande confiança que a Santa Sé tem em D. Manuel Monteiro de Castro, a ponto de o nomear para tão alto cargo, acumulando com outra importante responsabilidade, como Secretário para a Congregação dos Bispos”.

Vida ao serviço da Santa Sé

D. Manuel Monteiro de Castro, de 71 anos, é doutorado em Direito Canônico e tem uma longa experiência diplomática ao serviço da Santa Sé, que o fez passar por países como Panamá, a Guatemala, o Vietnam, a Austrália, o México, a Bélgica, Trinidad e Tobago, África do Sul ou, como referido, Espanha. Foi ainda observador permanente do Vaticano para a Organização Mundial do Turismo e ocupava desde esse ano funções como "embaixador" do Papa em diversas nações, até chegar ao Vaticano no passado mês de Setembro.