O Papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 21, como novo Bispo da diocese de Catanduva (SP), o padre Otacílio Luziano da Silva. Ele sucederá a Dom Antônio Celso Queirós, que apresentou seu pedido de renúncia por chegar ao limite de idade, informou a Rede Canção Nova com a CNBB.

O novo bispo completará 55 anos no próximo dia 31. Nascido em Maracaí (SP), o padre Otacílio foi ordenado presbítero no dia 6 de dezembro de 1987 na diocese de Marília (SP). Atualmente é reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, curso de filosofia, da diocese de Marília.

Formado em parapsicologia latu sensu pelo Centro Latino-americano de Parapsicologia, em São Paulo, padre Otacílio foi pároco nas paróquias de São José, em Florínea; Santo André, em Tarumã; Nossa Senhora da Boa Esperança, em Lutécia; Nossa Senhora do Carmo, em Oscar Bressane; São Sebastião, em Palmital. Além disso, exerceu o cargo de reitor do Seminário Menos São José, em Assis; vigário geral da diocese de Assis. Foi membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da diocese de Marília.

Dom Celso Queirós tem uma história de grandes serviços à Igreja no Brasil. Atualmente é o bispo responsável pelo Setor Leigos na Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB.