O Arcebispo de Santa Fe de la Vera Cruz, Dom José María Arancedo, chamou a refletir sobre o significado do Dia das Mães, pois são elas quem com seu exemplo ensinam as pessoas a valorar e respeitar a vida.

“Quantas vezes é a mãe a que mantém a salvo à família, sobre tudo em casos de abandono e pobreza. Nesses contextos de injustiça moral e social é comum que a mãe, com seu silêncio e trabalho, converta-se em uma palavra e um exemplo que nos ensina a valorizar e a respeitar a vida. Elas merecem um reconhecimento especial”, afirmou o Prelado.

Nesse sentido, Dom Arancedo recordou a importância que sua mãe, “que já não está”, teve em sua formação. “dela recebi a vida, a fé e uma cultura apoiada no Evangelho. Foi muito aquilo que recebi dela, principalmente quando penso que ficou viúva, e que éramos dez irmãos”, relatou.

O Arcebispo indicou que a ternura e a exigência definem o amor das mães por seus filhos, pois está chamada a formar e não só agradar. Acrescentou que “embora a maternidade seja uma decisão da mulher, não é algo meramente privado, pertence também ao âmbito do público (…), por isso é necessário que seja reconhecida socialmente como algo pessoal, mas que é um bem da sociedade”.

Finalmente afirmou que “a mulher, na maternidade, ao participar de uma verdade que faz à natureza da condição humana, converte-se em presente e profecia que ilumina a um mundo que sempre está nascendo, mas que necessita de sua presença e amor. A maternidade é a primeira escola da vida humana, por isso, desde sua privacidade é também pública, e merece o cuidado da sociedade”.