Já estão abertas as inscrições para o X Dia do Voluntário Missionário, que este ano reflete sobre o impacto das alterações climáticas nos países em desenvolvimento. O Encontro ocorre no próximo dia 25 de Outubro, no Parque Biológico de Gaia, em Portugal.
Este ano o evento conta com a participação de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e Francisco Ferreira, vice-presidente da Quercus, a maior organização ambiental Portuguesa.

“Vamos criar um clima para a justiça” será o tema do X Dia do Voluntário Missionário, organizado pela Fundação Evangelização e Culturas (FEC), com o apoio do GAS’África Porto e o Parque Biológico de Gaia. A iniciativa irá constituir, no próximo dia 25 de Outubro, no Parque Biológico de Gaia, um tempo de encontro e um espaço de convívio e partilha entre todos os que vivem o ideal da Missão. A Eucaristia de abertura contará com a presença do bispo D. Manuel Clemente e a palestra será conduzida por Francisco Ferreira.

Impacto das Alterações Climáticas nos países em desenvolvimento

Este ano a reflexão centrar-se-á nos impactos que as alterações climáticas têm nos países em desenvolvimento, onde tantos voluntários missionários trabalham. “As alterações climáticas afetam-nos a todos, mas não da mesma forma. As alterações climáticas são mais que um problema ambiental; elas são principalmente um problema de justiça global e equidade (…) As pessoas que vivem em situação de pobreza nos países em desenvolvimento têm mostrado grande resiliência face ao impacto da variabilidade do clima sobre as suas vidas e o seu sustento. Contudo, estão rapidamente a chegar a um limite, a partir do qual já não poderão adaptar-se mais”, informa o comunicado de imprensa enviado à nossa redação, assinalando a urgência de propostas que busquem uma justiça climática eficaz.

Todos estão convidados a participar neste evento gratuito, cujas inscrições estão em curso: voluntários antigos, voluntários recém-chegados, assistentes espirituais, responsáveis dos grupos de instituições que promovem voluntariado missionário, amigos, etc… É um dia aberto a todos, pois a mudança depende de cada um de nós! Para participar basta fazer a inscrição.

Para mais informações e inscrições:
Departamento de Plataformas e Comunicação
Ana Patrícia Fonseca - anapatricia.fonseca@fecongd.org
Tlf: +351 21 886 17 10
Fax: +351 21 886 17 08