A CNBB informou a realização do Diálogo Inter-religioso reunindo em Brasília a judeus, muçulmanos, cristãos, hindus, budistas e representantes de religiões africanas e indígenas para discutir pontos convergentes entre as crenças e definir estratégias para a paz. Os religiosos estão participando desde o dia 18 neste evento cujo objetivo é “conhecer e identificar posições comuns entre as religiões em relação a temas como família, ciência, comunicação, identidades e globalização”.

“Queremos criar um terreno comum, para saber como as religiões pensam, o que mudou e o que têm em comum para que haja fomento do respeito e da tolerância, valores fundamentais para a paz”, adiantou Kélita Machado diretora da organização não governamental Amisrael, organizadora do encontro em declarações aparecidas no site da CNBB.

Entre os líderes religiosos que participarão da reunião estão o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Alberto Moura, o Gran Rabino Yona Metzger, o Xeique Armando Saleh da Mesquita Brasil, de São Paulo, o representante do Budismo Tibetano na América do Sul, Lama Rinchen e o embaixador de Israel Giora Becher.

O encontro vai resultar em um documento final, com os posicionamentos das religiões, e na adoção, em conjunto, de textos sagrados em favor da paz.