O Arcebispo de São Salvador, Dom José Luis Escobar, indicou que o Exército não é a solução ao problema da violência, mas considerou que é um recurso importante que pode ser utilizado como apoio à polícia.

O Prelado se referiu desta maneira ao anúncio do Presidente Mauricio Funes de utilizar ao Exército para combater a insegurança. “Se o senhor Presidente, crê, está amparado pelo o direito que já lhe outorga a Constituição Política de usar o Exército para esta finalidade, nós não vemos como algo mal, ao contrário pensamos que certamente pode ajudar”, expressou Dom Escobar.

O Arcebispo explicou que “nós (na Igreja Católica) acreditam que a situação é verdadeiramente grave, transbordante, preocupante, crítica e que é necessário fazer os melhores esforços para dar solução a esta problemática”.

Recordou que os soldados não estão preparados para levar um trabalho como a da polícia, porque não é sua finalidade, mas “talvez com uma instrução rápida, pudesse cumprir uma missão importante neste sentido”.

Atualmente uns mil e 800 soldados patrulham junto à polícia vinte municípios de alta periculosidade. Espera-se que o Presidente anuncie mudanças no papel de apoio das forças armadas. Segundo a imprensa, estuda-se a possibilidade de que sejam seis mil e 500 efetivos do Exército os que apóiem aos policiais em tarefas de disuassão.