Os fiéis do município do Teoloyucan se organizaram em comitês para arrecadar recursos suficientes e assim poder restaurar a igreja de Santo Antonio de Pádua, que data do século XVII.

Segundo a imprensa local, o projeto foi avalizado pelo Instituto Nacional de Antropologia e História. Informou-se que a idéia era começar os trabalhos em 2001 e culminá-los em dez anos, entretanto a falta de dinheiro impede que se possa obter esta meta.

A paróquia foi construída pelos franciscanos entre os anos 1619 e 1668. Entretanto, sua estrutura original sofreu mudanças em meados do século passado quando se levantou uma segunda torre e dois blocos de edifícios na área do átrio.

O orçamento que se precisa é de 16 milhões e meio de pesos. Até o momento a comunidade reuniu e utilizou aproximadamente oito milhões, por isso a restauração avançou em 20 por cento.

Além das atividades que realizam os habitantes para reunir dinheiro, os responsáveis estão procurando patrocinadores entre a empresa privada e o governo municipal.