O Arcebispo de Toledo, Dom Braulio Rodríguez, e o prefeito da cidade, Emiliano García-Page, inauguraram uma escultura de Pedro Requejo, localizada na praça do Padre Juan de Mariana de Toledo, recorda o cardeal Ciriaco María Sancha, que será beatificado este domingo na catedral Primaz.

Conforme explicou Pedro Requejo, na apresentação de sua obra, a escultura reflete o Cardeal Sancha acompanhado por uma criança e um ancião pedindo-lhe ajuda, está construída em bronze, e tem um peso de 25 quilogramas.

O autor, que assinalou que demorou perto de cinco meses em realizar este conjunto escultórico, defendeu que sua vontade era refletir a personalidade do cardeal toledano "mostrar sua amabilidade, quietude, tranqüilidade, a paz interior que tinha e seu exemplo de santidade", indicou.

Requejo afirmou que antes de criar tal escultura teve que informar-se sobre a vida do cardeal, por isso teve que ler "uma e outra vez" sobre o também conhecido como "pai dos pobres". Não obstante, admitiu o difícil que lhe resultou fazer um rosto "com tão poucas fotos e ao ter uma fisionomia tão peculiar".

Braulio Rodríguez abençoou a escultura e manifestou que na Praça de Juan de Mariana, "é possível ver este homem que depois de sua morte ficou um pouco na penumbra, mas sua obra persistiu ao longo da história".

Por sua parte, Emiliano García-Page assegurou que "esta escultura pretende deixar claro por muito tempo" o que fez o cardeal Sancha, assim como "o esforço e a capacidade de organização da Igreja para conseguir que produza uma beatificação fora do entorno do Vaticano".

O prefeito indicou que a beatificação se "anotará nas páginas de Toledo como um fato mais, "que contribui a reafirmar a profundidade desta cidade" e admitiu que "o melhor reconhecimento que pode fazer às pessoas é em um espaço público, porque vai estar de forma natural comprometido na vida cotidiana da cidade".

O prefeito confessou a sintonia que sente com o Cardeal devido a que ele também se dedica "à vida pública pela mesma obsessão que se reflete nesta escultura, para trabalhar pelos que mais necessitam, por remover todos os problemas que levam à injustiça no mundo, e possivelmente é de todos os objetivos o mais nobre e o mais revolucionário".

À inauguração deste monumento escultórico que alberga a Praça chamada em honra do cardeal que em breve será beato, assistiram irmãs do Instituto das Religiosas de Caridade do Cardeal Sancha, assim como alunos dos colégios da Companhia de Maria de Talavera de la Reina, e de Santiago Maior de Toledo.