O Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, chamou os fiéis a participarem no domingo 18 de outubro na coleta do DOMUND 2009, mas de uma vez expressou sua preocupação pela queda do número de pessoas enviadas à missão, frente à necessidade de evangelizar.

O Cardeal assinalou que "existe uma grande preocupação pelo decréscimo de pessoas enviadas à missão". Isto, indicou, "deve nos questionar sobre as causas que podem estar na origem deste desequilíbrio entre o crescimento da solicitude solidária com os mais desfavorecidos e a queda na resposta generosa à chamada de Deus à missão".

Em uma carta escrita com motivo do Domingo Mundial das Missões, o Cardeal Rouco afirmou que a Palavra de Deus sempre tem plena atualidade, porque é "luz e vida, que tudo ilumina e ajuda a entender e superar todas as circunstâncias pelas que temos que passar no mundo de hoje".

Nesse sentido, assinalou que "a Igreja do século XXI sente a urgência da caridade de Cristo por chegar ao coração de todos, especialmente dos mais pobres, dos que mais sofrem, dos mais abandonados".

"Não há outra coisa que nos urge à Igreja, hoje como no início apostólico, porque não há outra coisa que urge a Humanidade inteira. Não há necessidade mais indispensável, nem mais urgente", afirmou.

Entretanto, recordou que o compromisso missionário também é econômico, pois a contribuição dos fiéis "ajudará a que os projetos missionários da Igreja universal possam se realizar", já que muitas vezes a missão vai unida à pobreza dos povos aos quais se vai evangelizar.

"A ajuda que lhes prestemos é para muitos o único meio de sobreviver em lugares de verdadeira necessidade material. Por isso devemos e queremos ser generosos nesta Jornada", expressou.

Finalmente, depois de destacar a importante ajuda das ordens contemplativas em favor da evangelização, o Cardeal chamou a "promover a vocação missionária, nas famílias, nas paróquias, nos colégios, nos movimentos e associações apostólicas", e convidou aos jovens a perguntarem-se "com seriedade sua possível vocação missionária".