O Bispo Auxiliar de Kiev, Dom. Stanislaw Szyrokoradiuk, advertiu que os ucranianos acordaram e não querem uma prolongação da anterior forma de governar, mas sim exigem uma nova sociedade civil apoiada em valores genuinamente democráticos como conseqüência de eleições livres e justas.

Em sua visita à sede internacional da associação católica Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), o Prelado manifestou que o ocorrido em Ucrânia em 1991 foi uma reforma cujo impulso veio de cima, porque a ordem política e social permaneceu como antes, com ‘antigos clãs’ que exercem um poder total e corrupto.

Referindo-se às relações Igreja-estado, Dom. Szyrokoradiuk advertiu que não são tão más como nos tempos comunistas. Entretanto, não restituíram os bens à Igreja como foi reiteradamente  prometido antes de cada eleição. “Sob um novo governo democrático, as possibilidades de que este assunto se resolva de forma apropriada só podem aumentar”, anotou.

Dom. Szyrokoradiuk, expressou seu agradecimento à AIN e a todos seus benfeitores, assinalando que “nossa gente necessita o firme apoio da Igreja nestes tempos de crise”.