Na apresentação do livro "Colhendo os frutos. Aspectos fundamentais da fé cristã no diálogo ecumênico. Consensos, convergências e diferenças", o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, anunciou que o Papa Bento XVI visitará em breve a igreja luterana de Roma.

Na conferência de imprensa de apresentação do texto, o Cardeal explicou que "o Papa tem a intenção de visitar a igreja luterana de Roma", acrescentando que ainda não se estipulou uma data para este evento.

Quanto ao livro, disse o Cardeal, ele é o resultado de "dois anos de intenso trabalho empreendido junto aos oficiais do Pontifício Conselho, em colaboração com os consultores e interlocutores ecumênicos" e analisa "as principais comunidades protestantes que foram as primeiras, depois do Concílio Vaticano II, que estabeleceram um diálogo conosco" e traçado um balanço desse encontro, "analisando tanto o passado como o futuro".

Deste modo anunciou a celebração de um simpósio, em fevereiro de 2010, onde tendo como texto de base o volume, se discutirá o futuro do ecumenismo ocidental.