O novo presidente da Ação Católica Argentina (ACA), Emilio Inzaurraga, chamou os membros desta associação a esforçar-se por combater a pobreza e defender a vida porque ambos "seguem sendo problemas fundamentais".

Em seu discurso ao finalizar a 26º Assembléia Federal da ACA, denunciou "o desprezo pelo valor da vida própria e alheia" que se dá na violência, dependência de drogas, o aborto, entre outros.

Inzaurraga indicou que a falta de "uma concepção transcendente da vida e ser conseqüentes com o respeito e a promoção da realidade humana" nas políticas públicas são realidades que "todos devemos assumir com responsabilidade".

Por sua parte, durante a Missa de clausura, o Bispo de Concórdia e assessor nacional da ACA, Dom Luis Armando Collazuol, pediu "ajudar a que nossos irmãos possam viver mais dignamente é um desafio e é tarefa de todos".

Do mesmo modo, perante os quase dez mil assistentes à cerimônia, o Prelado recordou a identidade missionária da instituição, por isso exortou os seus membros a "promoverem o compromisso missionário para uma sociedade mais justa e responsável".

Finalmente, expressou seu desejo de que a ACA volte a ser "berço, lar e escola de vocações ao sacerdócio e à vida consagrada".

A Eucaristia foi concelebrada pelo Bispo de Colinas de Zamora, Dom Jorge Lugones; e os bispos auxiliares de Buenos Aires, Dom Luis Fernández e Dom Eduardo García, além de quase setenta sacerdotes.