Em uma conferência ditada em Minsk (Bielorrússia), o Cardeal Paul Poupard, Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, assinalou hoje que é urgente enfrentar os desafios do secularismo e do agnosticismo a fim de resgatar a identidade cristã da Europa.

O Cardeal Poupard apresentou a conferência intitulada “O cristianismo e os desafios do secularismo, o ateísmo e a indiferença religiosa”, no marco de um congresso sobre a identidade cristã da Europa organizado pelo Instituto Teológico São Cirilo e São Metódio e patrocinado pela Igreja Ortodoxa.

Em seu discurso, o Cardeal destacou que “a fé cristã é um valor essencial da Europa e em nossa época as Igrejas devem enfrentar os desafios do secularismo, a indiferença e o ateísmo entre os europeus para assegurar que o continente continue sendo uma comunidade assentada em valores verdadeiros”.

“Para lutar contra o relativismo, o secularismo e a indiferença, aquilo que produz graves problemas sociais e nega os valores da verdade, a dignidade do ser humano e a inspiração da beleza,  é necessário prestar a devida atenção à relação entre o Evangelho e as culturas”, acrescentou o Cardeal.

O Cardeal finalmente recordou que a fé na Europa segue “sendo um fator para restaurar os valores mediante os dois pulmões do cristianismo, especialmente através da cultura cristã”.