Depois de vários meses depois do levantamento da excomunhão aos 4 bispos da Fraternidade São Pio X, que agrupa os seguidores do arcebispo que faleceu excomungado, Marcel Lefebvre, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, anunciou que na próxima segunda-feira 26 de outubro pela manhã se realizará o primeiro encontro com seus representantes.

No encontro participarão da parte da Comissão Ecclesia Dei –instituída para o diálogo com os seguidores do arcebispo que falecesse excomungado, Marcel Lefevbre– ademais do Secretário da mesma, Dom Guido Pozzo, o Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé (da qual depende a mencionada comissão), o Arcebispo Luis F. Ladaria Ferrer, assim como os peritos já nomeados:

O dominicano Charles Morerod, Secretário da Comissão Teológica Internacional e Consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Fernando Ocáriz, Vigário General do Opus Dei e consultor da mencionada congregação; e o sacerdote jesuíta Karl Josef Becker, consultor também deste dicastério.

O encontro, explica o Diretor da Sala de Imprensa "se realizará no Palácio do Santo Ofício. Os conteúdos das conversações que tratarão as questões doutrinais abertas, permanecerão estritamente em reserva. Ao final do mesmo se emitirá um comunicado".

Exigências

No dia 4 fevereiro de 2009, a Secretaria de Estado Vaticano deu a conhecer uma importante nota em que explicava, depois do levantamento da excomunhão aos quatro bispos que lideram a Fraternidade São Pio X, algumas exigências para os lefebvristas como o "pleno reconhecimento do Concílio Vaticano II" e do Magistério de todos os Papas posteriores a Pio XII.

Em 10 de março a Santa Sé deu a conhecer a carta do Papa Bento XVI aos bispos do mundo em que explicava as razões para o levantamento da excomunhão aos lefebvristas e precisava ademais que "até que a Fraternidade não tenha uma posição canônica na Igreja, tampouco seus ministros exercem ministérios legítimos na Igreja. (…) Até que as questões relativas à doutrina não se esclareçam, a Fraternidade não tem nenhum estado canônico na Igreja, e seus ministros (…) não exercem legitimamente ministério algum na Igreja".

Apesar desta clara advertência os lefebvristas ordenaram um grupo de sacerdotes no fim de junho, perante o qual o Escritório de Imprensa da Santa Sé reiterou, através de um comunicado em 17 de setembro, o que foi afirmado pelo Papa Bento XVI em sua carta aos bispos.