No passado dia 12 de Outubro, quando todo o Brasil celebrava a Padroeira Nossa Senhora Aparecida, no alto do morro do Corcovado, aos pés da imagem de Cristo Redentor, foi celebrada a Eucaristia onde se concluiu o processo de geminação dos santuários de Cristo Rei em Almada e do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Agora o Cristo Redentor “ganhou um irmão”, como afirma a notícia aparecida no site da Arquidiocese brasileira.

Através de um processo de geminação iniciado em maio deste ano, o Santuário Cristo Rei, de Almada, Portugal, se junta ao Santuário Cristo Redentor do Corcovado para divulgar peregrinações mútuas, trocar publicações pastorais e fortalecer o turismo religioso nos dois países. O acordo foi assinado pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, o Bispo de Setúbal, Portugal, Dom Gilberto Reis, além dos reitores dos santuários brasileiro e português, Pe. Omar Raposo e Pe. Sezinando Luis Felicidade Alberto, respectivamente.

A Eucaristia Solene foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, e concelebrada pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis, presentes também estavam o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, os padres reitores dos santuários com membros do clero das respectivas Dioceses. Também estiveram presentes representantes do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, do Estado Federal e da Prefeitura da cidade do Rio, junto com uma multidão de fiéis participaram da Eucaristia.

Santuários, não só miradouros

Na homilia, segundo a nota divulgada pela agência portuguesa Ecclesia, o arcebispo do Rio de Janeiro destacou a ligação histórica existente entre os dois países, e a importância desta geminação como início de um trabalho em comum. No final da celebração, tomou a palavra o Reitor do Santuário de Cristo Rei, salientando a necessidade de um aprofundamento de uma pastoral de peregrinação de modo que estes lugares sejam vistos como santuários, e não somente como meros miradouros turísticos.

Ao final da Santa Missa, foi assinado um documento que estabelece a condição de santuários irmãos. Oferecida pelos portugueses, uma réplica de bronze do Cristo Rei ficará no santuário carioca. A réplica do Cristo Redentor, também em bronze, está em Almada desde maio deste ano, oferecida por Dom Orani Tempesta e Pe. Omar Raposo, na primeira etapa do processo de geminação.

O dia terminou com uma recepção no palácio de São Clemente, com um jantar oferecido pelo cônsul português às entidades civis e religiosas presentes no evento.