Desconhecidos seqüestraram no domingo passado, dia 11 de outubro o Pe. Michael Sinnot, de 78 anos de idade, um sacerdote irlandês que serve na região filipina de Mindanao há muitos anos. Dois bispos da região exigiram aos seqüestradores a imediata liberação do presbítero.

O Pe. Sinnott, indica a nota da agência vaticana Fides, foi capturado na casa dos missionários de São Columbano, à qual pertence, que logo o levaram em uma caminhonete até uma praia onde os seqüestradores fugiram com ele em uma lancha.

Diante do fato, Dom Emmanuel Cabajar, Arcebispo de Pagadian, expressou que está "muito preocupado por sua segurança (do sacerdote). Rogo aos raptores: não lhe façam mal. É uma pessoa muito amada em sua comunidade, à qual serviu com amor por décadas".

Também o Arcebispo de Zamboanga, Dom Rómulo Cerque, deplorou este fato e assinalou que "é triste ver que estes grupos violentos continuam atuando ferozmente na área e seqüestrando missionários e sacerdotes cristãos. Pedimos às autoridades que intervenham ao mesmo tempo que rezamos pela paz".

Conforme indica a polícia local, o grupo de seqüestradores poderia estar relacionado a grupos terroristas ou separatistas muçulmanos, ativos no sul das Filipinas.