As autoridades de Zaragoza confirmaram que a multidão de ontem foi a maior reunião de peregrinos que chegou a visitar a Virgem do Pilar com ocasião de sua festa. Estima-se que 450 mil devotos desfilaram durante onze horas ante a venerada imagem da "Pilarica".

O jornal La Razón recolheu o testemunho do conselheiro de Cultura e Infra-estruturas da Prefeitura da Zaragoza, Jerónimo Blasco. "A tradicional oferenda de flores à Virgem do Pilar foi a mais longa e multitudinária da história: prolongou-se durante onze horas, das sete e meia da manhã às seis e meia da tarde, e congregou a 300.000 oferentes, que subiram ao monumento a entregar seu Ramos de flores, e a 150.000 acompanhantes", informa o jornal.

Segundo La Razón, "o bom tempo e o feriado de quatro dias animaram a que se aproximassem visitantes e devotos de toda a Espanha. Também depositaram suas flores grupos de imigrantes de diversos países embelezados com trajes nacionais africanos, hispano-americanos e inclusive quimonos japoneses".

"Desfilaram mais de 400 grupos organizados e uma multidão de mais de 25.000 pessoas por hora, que depositaram mais de sete milhões de flores aos pés da padroeira da Hispanidade. Ontem inclusive choviam flores do céu: o Real Aeroclub Zaragoza realizou uma oferenda jogando flores sem caules desde dois aviões de pequeno porte. Também aviões F-18 do Exército espanhol sobrevoaram a Praça do Pilar, uma vez acabado o desfile das Forças Armadas, depois de percorrer em 20 minutos a distância desde Madrid".

A comitiva participou da missa pontifical que se celebrou na Basílica do Pilar, presidida pelo Cardeal Nicolás de Jesus López, Arcebispo de Santo Domingo e Primaz da América.

A imagem da Virgem do Pilar está feita de madeira dourada e mede 38 centímetros de altura. Descansa sobre uma coluna de jaspe, resguardada por um forro de bronze e prata e coberta por um manto até os pés da imagem que apresenta Maria coroada e com túnica e manto, contemplando a Jesus menino que sustenta o manto de sua mãe com a mão direita e uma ave com a esquerda.