O cabo Cristo Ancor Cabello Santana, o último soldado espanhol falecido no Afeganistão, pôde cumprir seu desejo de ser batizado antes de morrer. Cristo tinha pedido o batismo ao capelão da base de Herat e tinha previsto fazê-lo durante o fim de semana passado, mas um atentado talibã antecipou o sacramento.

O capelão queria pedir uma concha batismal a Madrid para oficiar o ato litúrgico, mas Cabello lhe disse que ele mesmo tinha uma que havia comprado quando fez o Caminho de Santiago (de Compostela). Perante o ocorrido, o capelão a utilizou para administrar-lhe o sacramento e junto a ela, com a qual recebeu o batismo e a confirmação, foi sepultado.

O cabo faleceu na quarta-feira 7 de outubro e seus restos chegaram dois dias depois à sua pátria. Cabello, de 25 anos de idade e pai de um recém-nascido, foi a vítima mortal de uma armadilha com explosivos colocada pelos talibãs no caminho do seu veículo nas proximidades de Syah Washan, perto de Herat, Afeganistão, onde cumpria uma patrulha de reconhecimento e segurança.

Conforme informa o jornal La Razón, no funeral o Arcebispo Militar, Dom Juan del Río Martín, destacou o trabalho realizado pelo cabo em sua "curta vida militar" e sua participação na missão espanhola no Líbano, pela qual foi condecorado com a Medalha das Nações Unidas.

Dom Martín destacou que o cabo, assim como outros militares, deu sua vida "pelos nobres ideais da tropa" e contribuiu para que a Espanha se converta em um "país que sabe olhar de frente e não esquiva seu olhar ante os graves problemas internacionais onde as nações livres jogam o futuro de sua segurança e independência".

O Arcebispo consolou aos familiares e amigos do cabo, aos quais disse que a morte de Cristo Ancor representa uma "semente de liberdade".

Cristo Cabello tinha ingressado no ano 2003 no Exército. Desempenhava as funções de condutor e atirador de torre nos blindados nos quais patrulham os soldados espanhóis em serviço no Afeganistão.