Em clima de gratidão e festa, os membros do CL (Comunhão e Libertação) comemoram esta semana o 25º Aniversário da sua chegada à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Os dirigentes e membros do CL dirigem um convite à toda a comunidade a participar da Missa de Ação de graças por este  jubileu de prata que será celebrada no dia 16/10 às 20h na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana - Rua Hilário de Gouveia, 36 – em Copacabana. A missa será presidida por Dom Filippo Santoro, bispo diocesano de Petrópolis, RJ, junto com outros padres amigos do Movimento.

Para falar um pouco mais sobre esta realidade eclesial que reúne milhares de jovens e adultos em todo o mundo e cujo apostolado se estende também aos pobres e necessitados, foi-nos concedido o privilégio de uma entrevista com o próprio D. Filippo Santoro, que além de membro deste Movimento, foi um dos autores da gesta de trazer o CL ao Rio.

Ao explicar o que é o CL e o seu carisma, D. Filippo destacou que o Comunhão e Libertação “é um movimento eclesial fundado pelo sacerdote Dom Luigi Giussani em 1954, e que atualmente está presente em mais de 70 países; tem como objetivo a formação de pessoas com uma fé madura. O ponto central de CL é o encontro com Cristo hoje como os primeiros Apóstolos o encontraram e tiveram a vida transformada”.

Em sintonia com palavras pronunciadas recentemente pelo Papa Bento XVI o prelado assinala que
“para o CL o cristianismo não é uma ideologia ou mesmo uma teoria correta, nem é uma moral ou apenas o culto, mas um acontecimento que incide na vida e a transforma plenamente, a torna mais humana e cheia de gosto”.

Outra característica do Movimento destacada por D. Filippo é a amizade “que abraça a vida toda como a amizade de Jesus com os Apóstolos. Desta amizade nasce o ímpeto de transformação do mundo, a libertação. Dom Giussani disse uma vez que a libertação acontece quando o Destino (o infinito) está bem perto do coração do homem”.

O Prelado também nos conta um pouco como foi a chegada do CL às terras cariocas; ao referir-se ao tema, ele contou à Acidigital que “tudo nasceu de uma proposta muito discreta que Dom Giussani fez a mim e ao Pe. Giuliano Renzi: ele me perguntou se eu desejaria ir, com prazer, ao Brasil. Naturalmente, a mesma pergunta foi feita ao Pe. Giuliano”

“Eu e o Pe. Giuliano respondemos sim e desde de 1984 nasceu uma aventura incomparável com a vida que tinhamos antes. A missão muda a vida e a enche de surpresas continuas. Nasceram nestes anos várias comunidades do Movimento no Rio; nasceu a presença em várias escolas, em muitas universidades e uma obra social muito grande e bonita no Morro dos Cabritos”, recordou o bispo.
 
D. Filippo compartilhou conosco o que significava para os membros do CL este Aniversário e comentou brevemente sobre os rumos que o Plano de Deus vem mostrando para o Movimento na atualidade.
Ele destacou que “a celebração destes 25 anos se faz para agradecer a Deus por tudo que nasceu, como fruto de Sua graça, nesses anos e para viver um novo início no caminho hoje indicado pelo padre Julian Carrón, atual responsável do Movimento Comunhão Libertação no mundo todo. Dom Giussani nos está acompanhando do céu porque nestes anos o movimento está crescendo muito e está mostrando uma grande vitalidade no serviço à Igreja. O novo início consiste na fidelidade ao carisma e em um trabalho quotidiano pessoal para assimilar a beleza incomparável de Cristo e para volver com liberdade o serviço intenso e alegre à Igreja”, concluiu o prelado.