A Arquidiocese de Guadalajara deu a conhecer um comunicado no qual informou que o Arcebispo, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, encontra-se hospitalizado desde o sábado 10 de outubro por ter contraído a enfermidade da dengue. Por isso pediu a todos os fiéis rezarem por sua pronta melhoria.

No comunicado se explica além que por esta razão o Cardeal não pôde participar das celebrações e a romaria da Virgem de Zapopan.

Do mesmo modo, diz o texto, "por prescrição médica estão estritamente restringidas as visitas ao hospital ou as chamadas telefônicas, com a finalidade de que o Cardeal possa recuperar-se o mais breve possível, esperando que os mal-estares possam ceder em uma semana, e se reincorpore a suas atividades. Todos seus compromissos adquiridos para estes dias, foram cancelados".

Por isso, a Arquidiocese pede "à comunidade católica que não deixe de dirigir suas preces a Deus, por intercessão de Nossa Senhora de Zapopan, Protetora contra epidemias e contágios, para que todos, autoridades e cidadãos, sejamos mais responsáveis no combate, particularmente, contra a gripe e a dengue".

Finalmente rezam para que "se conceda fortaleza e pronta recuperação a todos os que, por desgraça, viram-se afetados por estes males; súplica que se faz extensiva por seus familiares que estão cuidando deles".