A ginecóloga italiana Elena Giachhi, explicou que a regulação natural da natalidade através do Método de Ovulação Billings (MOB) "fomenta o amor conjugal, a unidade da família, o respeito pela mulher e a abertura generosa à acolhida da vida".

Em sua intervenção como perita no Sínodo dos Bispos da África que se realiza no Vaticano, a Presidenta do “Woomb Itália” (Coordenação Nacional do MOB neste país) explicou que "por sua simplicidade o MOB pode ser utilizado por todos os casais, independentemente do nível de instrução, religião ou estado socioeconômico e aceito não só pelos católicos mas também pelos muçulmanos, os hindus e as pessoas de qualquer credo religioso".

Giachhi, quem pertence a Centro de Estudos para a Regulação Natural da Fertilidade da Universidade do Sagrado Coração de Roma, disse ademais que "o casal pode administrar sua fertilidade de forma natural, tanto para obter, para evitar a gravidez em todas as situações de vida fértil".

Este método, disse a perita, contribui ademais a: "promover a família e a procriação responsável no respeito à vida, o amor e a fidelidade conjugal; promover a dignidade da mulher; acautelar o aborto; evitar o recurso à fecundação artificial evitando aos casais pouco férteis conseguir uma gravidez no respeito dos valores éticos; acautelar as enfermidades de transmissão sexual educando aos jovens a uma sexualidade amadurecida que abrange a dimensão espiritual, corporal e psicológica".

O MOB, concluiu, "pode favorecer a difusão dos valores humanos e cristãos contribuindo ao compromisso pastoral e à evangelização".