Começaram os festejos do Círio 2009 que este ano, teve grandes novidades. Este ano foi alcançado se atencipou a chegada da Imagem Peregrina à Praça Santuário às 11h53, aí a imagem ficará pelos 15 dias que seguem o tradicional festejo da manifestação, o período é conhecido como a Quadra Nazarena.

A berlinda chegou à Praça Santuário minutos antes do previsto. Mesmo com o desligamento de duas das estações da corda, a procissão seguiu sem complicações. Os romeiros continuaram firmes na devoção à Virgem de Nazaré, com suas orações e pagamento de promessas durante todo o trajeto, informou o Portal Basílica Santuário de Nazaré.

Em outros meios, o jornal “O Diário do Pará” informou que este ano o Círio começou ao final da missa na Catedral da Sé, às 6h30. “Com a duração de cinco horas, a procissão foi marcada de várias homenagens que começaram pela dos estivadores, que é uma das mais antigas na manifestação com 63 anos de existência. Ao longo da presidente Vargas houve outras homenagens, como a famosa chuva de papel picado feita pelo Banco do Brasil. A Caixa Econômica Federal fez uma ação solidária ao distribuir água aos romeiros. Os Correios não fizeram sua tradicional queima de fogos este ano, mas ornamentou todo o seu prédio com flores e iluminação. E o Banco da Amazônia saudou a virgem de Nazaré com uma chuva de pétalas de rosas”, informou o diário.

Ao final do Círio, os romeiros elevaram agradecimentos, promessas e pedidos e demonstraram a fé e a devoção de cerca de dois milhões de devotos nesta que é uma das maiores manifestações religiosas do Brasil e do mundo.

Círio Musical 2009

Junto com as mostras de devoção, os cantores católicos brasileiros animam os peregrinos que vêm saudar a Virgem de Nazaré através do Círio Musical.
Este ano a cantora Fafá de Belém abriu o Círio Musical 2009. O show foi neste domingo, 11 de outubro, às 21h30. Além dos cantores católicos nacionais, o Círio Musical deste ano traz a décima edição do Festival da Canção Mariana, evento que incentiva a produção musical católica no Pará.
Desde 2006, o evento acontece durante toda a quadra nazarena e conta com 15 atrações, além do Festival da Canção Mariana, que acontece a cada dois anos.