Em nota publicada pela CNBB, Dom Eugênio Rixen presidente da Comissão que organizou a 3ª Semana brasileira de Catequese agradeceu aos participantes da SBC e afirmou que esta superou as expectativas. Com a aprovação de uma "Carta aos catequistas" e de três propostas dos Regionais para a coordenação nacional da catequese. O evento foi realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Bíblico-catequética da Conferência dos Bispos.
 
Dom Eugênio, destacou o grande número de bispos que participaram do evento e exortou os sacerdotes a apoiarem mais a catequese. “Esta foi a Semana Brasileira que mais reuniu bispos. Isso foi motivo de alegria para todos nós”, disse Dom Eugênio à CNBB. “A 3ª SBC superou minhas expectativas”, concluiu o prelado. Participaram do evento 238 leigos, 89 religiosos (irmãos e irmãs), 3 diáconos, 127 padres e 25 bispos.

Dom Eugênio ofereceu a bênção aos participantes da SBC com o refrãos cantados pela liderança da pastoral afro-brasileira, os participantes prestaram breve homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, cuja festa a Igreja celebra hoje em todo o país. Em seguida, houve a celebração de envio dos catequistas. Lembrando o Círio de Nazaré, que a arquidiocese de Belém (PA) celebra esta semana, Dom Eugênio Rixen ergueu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e deu a bênção final para os 480 participantes da 3ª Semana Brasileira de Catequese, informou a Web da CNBB.

A 3ª semana brasileira de catequese deixa como legado as seguintes propostas:
1) Produzir subsídios para a formação de catequistas com enfoque na Iniciação à Vida Cristã;
2) Sistematizar um projeto de mobilização nacional para divulgar o processo de Iniciação à Vida Cristã junto aos Meios de Comunicação Social, pastorais, serviços, movimentos e organismos da CNBB e proporcionar a socialização das experiências de Iniciação à Vida Cristã;
3) Retomar a Catequese com Adultos na linha da formação para o discipulado em comunidade.

Para ler a Carta aos Catequistas, veja a notícia na íntegra desde a página da CNBB: http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=2327