Ao presidir a oração do Terço pela África o passado fim de semana, o Papa Bento XVI alentou os jovens a serem “sinceros e apaixonados buscadores da verdade na universidade".

Em seu discurso na Sala Paulo VI o finalizar a oração Mariana que uniu os jovens universitários africanos em Roma com seus compatriotas em oito cidades da África, o Santo Padre alentou os jovens a construírem "comunidades acadêmicas de alto nível intelectual, onde é possível exercitar e gozar daquela racionalidade aberta e ampla, que abre o caminho ao encontro com Deus".

Esta iniciativa que se emoldura na Vigília Mariana "com a África e para a África", promovida pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos que se reúne no Vaticano até o 25 de outubro e a pastoral universitária do Vicariato de Roma.

Junto aos bispos, os jovens escutaram atentamente as palavras do Papa, quem recordou ademais que "como em circunstâncias precedentes também esta tarde se aproveitaram as técnicas modernas das telecomunicações para 'lançar uma rede': uma rede de oração! unindo Roma à África".

O Pontífice recordou logo o congresso organizado recentemente em Roma pela Direção Geral para a cooperação no desenvolvimento do Ministério de Exteriores italiano e o Vicariato de Roma, titulado: "Por uma nova cultura do desenvolvimento na África: o papel da cooperação internacional", e manifestou sua avaliação por iniciativas como essas para "a formação dos jovens intelectuais e a colaboração científica e cultural entre os ateneus", encaminhadas ao "desenvolvimento humano integral na África e outros continentes".

"Nesse âmbito, confio-lhes idealmente, queridos jovens, a encíclica Caritas in veritate, na qual faço uma chamada à urgência de elaborar uma nova síntese humanista que volte a reatar os laços de união entre a antropologia e a teologia", continuou.

"Queridos universitários de Roma e da África!”, “peço-lhes que sejam na Igreja e na sociedade agentes da caridade intelectual, necessária para confrontar os grandes desafios da história contemporânea", afirmou o Pontífice.

O Santo Padre exortou então a criar "pontes de colaboração científica e cultural entre os distintos Ateneus, sobre tudo naqueles africanos. A vós, queridos estudantes africanos, dirijo-lhes um particular convite a viver o tempo de estudo como preparação para desenvolver um serviço de animação cultural em seus países. A nova evangelização na África conta também com seu generoso compromisso".

Finalizado o discurso o Papa entregou a alguns estudantes romanos e africanos o texto da Caritas in veritate. Uma vez acabada a vigília começou a procissão da Cruz até a LUMSA (Livre Universidade de Santa Maria Assunta), que se encontra perto do Vaticano.