O Arcebispo Primado do México, Cardeal Norberto Rivera, advertiu que "do divórcio da Igreja e o Estado pode vir nossa ruína" no marco da abertura do Congresso Guadalupano 2009.

O Cardeal expressou assim seu rechaço à tentativa de alguns que para celebrar o Bicentenário da independência nacional queiram "prescindir das raízes religiosas de nosso país". Por isso criticou aos que, inspirados em pensamentos ideológicos europeus cujas "correntes atuais nos levam a querer assumir outra identidade", querem "formar um país em um sentido laico, mas com um laicismo que não sabe respeitar a identidade das distintas correntes senão que querem impor a negação de uma parte do que somos".

Depois de comentar que na história muitos pensadores tentaram definir o mexicano, o Cardeal explicou a necessidade de reconhecer que "em nosso contexto nacional, Santa Maria de Guadalupe é uma força fundamental para a unidade nacional, cuja devoção popular é agora independente totalmente do estado mexicano... esta contribuiu a cimentar uma identidade nacional católica, porque todos os mexicanos são, de alguma maneira, guadalupanos".

Esclareceu que a frase "ser mexicano é ser guadalupano" não significa "que todos tenhamos um mesmo pensamento sobre Guadalupe, nem que todos tenhamos uma prática religiosa guadalupana; mas isso sim, há um substrato na “mexicanidade” que diz relação expressa a Santa Maria de Guadalupe".

Embora "às vezes o manifestamos e outras vezes o queremos esconder", a Virgem de Guadalupe "está muito presente em nossas raízes culturais, em acontecimentos muito concretos: quando começa nossa mestiçagem, na Independência, na Revolução, nos grandes acontecimentos nacionais e está ademais em nossa vida cotidiana, por isso se insiste em que ser mexicano é ser guadalupano", continuou.

Perante as diversas contradições da sociedade mexicana, o Cardeal alentou a olhar à Virgem de Guadalupe pois "através Dela é necessário encontrar os caminhos de reconciliação, porque estas contradições e rompimentos não ajudam a construir identidade senão a destruirmo-nos como irmãos".

Em sua mensagem, o Cardeal Rivera recordou a seu antecessor Cardeal Juan de Zumárraga quem perante as graves dificuldades de sua época exclamou a necessidade de que Deus interviesse pois, do contrário: "está a terra a ponto de perder-se totalmente".

"Então veio o acontecimento Guadalupano e o que parecia irremediável se converteu em caminho, o que parecia irreconciliável se converteu em um povo. Santa Maria de Guadalupe é o remédio que Deus pôs para aquilo que parecia ser nossa destruição", disse o Cardeal ao tempo que exortou a que o Congresso Gualupano permita aprofundar na identidade católica dos mexicanos.