Ao presidir o rezo do Ângelus dominical depois da Eucaristia de canonização em que foram elevados aos altares cinco novos Santos, o Papa Bento XVI ressaltou que “a Virgem Maria é a estrela que orienta todo itinerário de santidade”.

Depois de agradecer em distintos idiomas aos fiéis chegados de diversas partes do mundo para a Missa de canonização, o Santo Padre explicou que o Fiat, o sim de Maria é “modelo de perfeita adesão à divina vontade e seu ‘magnificat’ expressa o canto de exultação da Igreja, que já nesta terra goza pelas grandes obras de Deus e no céu elogia eternamente sua glória”.
 
Em francês, Bento XVI ressaltou o exemplo dos novos Santos Marie de la Croix e Damião de Molokai, conhecido como o “Apóstolo dos leprosos”, e alentou, seguindo o exemplo de ambos, o trabalho pelos mais pobres da sociedade e dos que estão comprometidos “na luta contra a lepra e contra as outras formas de lepra devidas à falta de amor pela ignorância e a covardia” e pediu aos fiéis acompanhar com sua oração os trabalhos do Sínodo dos Bispos para a África que se realiza atualmente no Vaticano.

Ao saudar os fiéis de língua inglesa, o Papa se dirigiu de maneira especial “ao grupo de sobreviventes dos ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki. “Reza –disse– para que nunca mais o mundo seja testemunha da destruição massiva de vidas humanas inocentes”.

Em espanhol, Bento XVI sublinhou que o “dominicano São Francisco Coll, com sua entrega sacerdotal e missionária, e o trapense São Rafael Arnáiz Barón, com sua alma inteiramente contemplativa, ambos ferventes devotos da Virgem Maria, fazem honra à melhor tradição religiosa e às profundas raízes cristãs de seu povo”.

“Que o exemplo e a intercessão destes novos Santos avive em todos, e particularmente nas Dominicanas da Anunciata, na Ordem de Pregadores e nos monges Trapenses, o compromisso de seguir generosa e desinteressadamente a Cristo, segundo a própria vocação, dando testemunho de seu Evangelho na sociedade de hoje, disse o Santo Padre.

Finalmente o Papa animou a olhar “a Mãe de Cristo com confiança filial, pedindo sua intercessão e a dos novos Santos” para que tragam para a Igreja “paz e salvação”.