A Secretaria Geral da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), exigiu ao jornal Cambio retificar sua informação na qual afirma que o Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, presidiu uma Missa de Ação de graças para o partido Convergência Nacional na qual apoiou a seu candidato, quando o Prelado desde setembro passado se encontra no exterior cumprindo trabalhos pastorais.

Em um comunicado, a CEB advertiu que esta "informação falsa" desorienta a opinião pública. Por isso enviou uma carta ao jornal exigindo "uma imediata e justa retificação que diminua, ao menos de maneira parcial, os graves danos ocasionados a nossa Igreja e a suas autoridades no contexto da opinião pública nacional".

"Lamentamos que estes fatos afetem também o exercício de um jornalismo sério e responsável e fazemos votos para que não se repitam no futuro situações similares, a fim de que este trabalho digno se mantenha nos marcos éticos e profissionais", expressou.

Por sua parte, o Arcebispado de Cochabamba também emitiu um comunicado no qual assinalou que é impossível que Dom Solari tivesse presidido tal Missa, dado que o Prelado "se encontra fora do país desde 18 de setembro passado, tendo previsto sua volta no próximo 24 de outubro".

O texto advertiu que este mau manejo da informação pode causar grandes danos à imagem da Igreja na Bolívia, fazendo que Ela seja vista como parcializada e favorecendo a um agrupamento política, quando "não é função de nossa Igreja respaldar nenhum partido".