Cáritas Espanhola anunciou esta sexta-feira o envio de um total de 320 mil euros para prestar ajuda humanitária a 300 mil danificados pelos desastres naturais que nas últimas duas semanas devastaram diversas regiões da Ásia e Pacífico, como Sumatra, Camboja, Índia, Filipinas e Samoa.

Conforme informou a ONG, as Cáritas locais estão desenvolvendo em seus respectivos países os planos de emergência que puseram em prática para identificar as necessidades mais urgentes das vítimas e as áreas mais vulneráveis, como são a ajuda alimentar e sanitária de urgência, água potável, equipamento domésticos, roupas de abrigo, materiais de construção e acompanhamento psico-social às vítimas.

Assim, Cáritas da Indonésia (Karina) está atendendo na Sumatra a 7 mil e 500 lares –40 mil pessoas– nas zonas mais castigadas pelo terremoto do passado 30 de outubro. Uma Equipe Conjunta de Resposta da Cáritas (Joint Caritas Response Team) especializado em emergências está trabalhando nos distritos de Padang e Pariaman, onde identificaram como áreas de intervenção prioritária as localidades de Sungai Sariak e Lurah Ampalu, onde se está prestando ajuda a um total de 30 mil pessoas.

Junto a estes danificados, a equipe da Cáritas também auxilia a outros 10 mil afetados nas paróquias na cidade do Padang. O custo total estimado da primeira fase do plano de emergência da Cáritas Indonésia sobe a 235 mil euros.

Das emergências atualmente declaradas na Ásia, a que afeta aos estados hindus de Karnataka e Andhra Pradesh, no sul do país, por causa das intensas chuvas das últimas semanas é a de maiores dimensões quanto ao número de danificados –18 milhões de pessoas afetadas e 2,5 milhões de desabrigados– e de perdas materiais: 250 mil casas destruídas.

Cáritas da Índia pôs em prática um plano de resposta a esta emergência no valor de um milhão e meio de euros, com o que vai oferecer ajuda humanitária durante os três próximos meses a uma população de 35 mil e 500 famílias (200 mil pessoas) em mais de 700 localidades de nove distritos de Karnataka e Andhra Pradesh.

As atividades incluídas nesse programa de ajuda de emergência vão desde a distribuição urgente de água e mantimentos ao fornecimento de lotes familiares de produtos de higiene, junto à partilha de equipamento domésticos, roupas e cobertores.

Em Samoa, onde o maremoto registrado em 28 de setembro deixou sem lares a milhares de pessoas, a Cáritas insular preparou um plano de resposta à emergência no valor inicial de 145 mil euros para socorrer às comunidades mais afetadas.

Habilitação de refúgios temporários

Para isso, conta com o apoio no terreno de peritos da Cáritas Austrália. Ademais da partilha de ajuda básica aos danificados, nesta primeira fase da emergência estão dando a máxima prioridade ao acompanhamento psico-social dos afetados, a recuperação da atividade educativa e a habilitação de refúgios temporários.

As Cáritas de Filipinas e Camboja, por sua parte, continuam desenvolvendo seus respectivos planos de resposta à emergência causada em ambos os países pelo tufão 'Ketsana'. Enquanto nas Filipinas, a rede Cáritas prevê atender nos próximos três meses a uma população de 50 mil danificados, em Camboja a população à qual se está oferecendo auxílio chega a 13 mil pessoas.

Todas estas emergências estão sendo apoiadas economicamente pela Cáritas Espanhola, que aprovou nas duas últimas semanas caminhos à parte nos valores de 50 mil euros para a chamada lançada pró Cáritas Índia, 100 mil euros para a emergência na Sumatra, 50 mil euros para Camboja, 20 mil euros para Samoa e outros 100 mil euros para Filipinas.