O Papa Bento XVI recebeu esta manhã no Palácio Apostólico o Primeiro-ministro da França, François Fillon, com quem conversou sobre as relações entre a Santa Sé e o país europeu, a realidade internacional e a contribuição da encíclica Caritas in veritate à solução da crise econômica global.

No curso das cordiais conversas, diz o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, e logo depois de ter recordado a viagem do Papa à França e a importância da canonização da Beata Jeanne Jugan este domingo 11, conversou-se “sobre alguns temas de interesse comum em relação às relações bilaterais, com o desejo de prosseguir em bons términos o diálogo e a colaboração entre a Santa Sé e a República francesa”.

Do mesmo modo, indica o texto, “deu-se um intercâmbio de pontos de vista sobre alguns assuntos internacionais, em particular a situação no Meio Oriente e em alguns países africanos em relação ao Sínodo da África, o diálogo inter-religioso e a mudança climática”.

Finalmente se ressaltou “o influxo positivo da encíclica Caritas in veritate em relação à crise econômica mundial e às novas regras que devem estabelecer-se para a boa marcha da economia, especialmente perante os países mais pobres”.

O Primeiro ministro se reuniu logo com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado e o Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.