A Cidade de Belém do Pará se prepara para a chegada dos milhares de romeiros para a Procissão conhecida como “O Círio de Nazaré”, uma das maiores e mais formosas procissões do Brasil que será realizada no próximo domingo, 11 e deve reunir cerca de 2 milhões de pessoas, segundo a informação divulgada pelo Canal Canção Nova.

A acolhedora cidade de Belém está pronta para a chegada dos peregrinos. Este ano, a organização do evento reserva uma novidade para os romeiros, se trata da Casa de Plácido - nome do cabloco que encontrou a imagem da Virgem de Nazaré- que é um local de acolhida para os peregrinos onde estes poderão ter refeições e encontrarão dependências para realizar higiene pessoal. No Aeroporto Internacional de Belém, todos os vôos chegam com lotação máxima. A surpresa dos passageiros é que quando chegam ao saguão do aeroporto encontram a imagem da Virgem de Nazaré que lhes brinda uma acolhida maternal, informa Canção Nova Notícias.

Um pouco de história

Realizado em Belém há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré acontece tradicionalmente no segundo domingo de outubro. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

O percurso da procissão é de 3,6 quilômetros. Os fiéis partem da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias (a chamada quadra Nazarena).

Na procissão, o andor que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e do exterior. Além da procissão de domingo, o Círio reúne outras manifestações de fé, como a trasladação, a romaria fluvial e outras peregrinações e romarias que ocorrem durante o período da quadra nazarena.

Para mais informação o jornal da Arquidiocese de Belém, “Voz de Nazaré”, traz em sua edição online o especial “Círio 2009” onde os fiéis podem encontrar informações, reflexões e realização das distintas procissões que compõem esta multitudinária devoção. O endereço é: http://www.fundacaonazare.com.br/voz/lista.php?edicao=71&id=38