Marisa Pérez Toribio, representante das 76 plataformas de objetores ao projeto Educação para a Cidadania (EpC), assinalou que o Presidente de Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, não respondeu às inquietudes expostas na carta dirigida em maio sobre quais seriam as medidas do PSOE para garantir o direito dos pais de educar a seus filhos conforme às suas convicções morais e religiosas.   

Pérez Toribio informou que há apenas quatro meses atrás de haver dirigido a missiva, Zapatero respondeu através do Diretor do Gabinete da Presidência do Governo, José Enrique Serrano. Entretanto, a carta enviada pelo Governo não dá respostas às perguntas expostas pelos pais.

"Essas perguntas eram muito claras e muito diretas, mas na carta recebida não se respondem às mesmas, e se desvia o tema justificando a implantação do EpC nas recomendações européias e recordando as Sentenças do Tribunal Supremo", afirmou.

Entretanto, advertiu, o texto utiliza a sentença do Tribunal Supremo "de forma partidista e parcial", pois não toma em conta que a sentença judicial põe limites à atuação das autoridades em matéria educativa, sobre tudo em questões morais controvertidas.

Indicou que ante a falta de resposta às questões expostas, o movimento objetor ao EpC dirigirá uma carta a José Enrique Serrano, reiterando as petições às quais não ofereceu resposta.