O Arcebispo de Piura, Dom José Antonio Eguren, pediu aos fiéis que orem para que o Senhor não permita o assassinato de seres inocentes através do aborto, que se pretende consagrar "com leis ou disposições iníquas".

Em uma exortação pastoral, o Prelado assinalou que as vidas que se geram nos ventres maternos "têm tanto direito a viver como nós". Por isso pediu também que Cristo "não permita que por sentenças judiciais se autorize a livre comercialização e distribuição da Pílula do Dia Seguinte".

"Toda pílula ou fármaco que possa impedir a implantação no útero de sua mãe de um novo ser humano e que o impeça de desenvolver-se como pessoa, deve ser considerado abortivo, quer dizer como a eliminação de uma vida humana, de uma pessoa humana e portanto é um assassinato", assinalou.

Dom Eguren advertiu que algumas pessoas querem passar "leis ou disposições iníquas que vão contra a ordem Constitucional e Legal vigente" para consagrar "o crime do aborto no Peru sob a mentira e o disfarce do mal chamado ‘protocolo de aborto terapêutico’ ou de programas de ‘saúde sexual e reprodutiva’".

"Meu chamado urgente a todos é a defender a vida humana desde seu início com a concepção na fecundação, até seu fim natural", expressou.

O Arcebispo também chamou a proteger à família, porque "o futuro da humanidade" e do país "passa necessariamente pela família apoiada sobre os alicerces de um matrimônio estável e fecundo entre um homem e uma mulher".

Indicou que nada pode igualar ou substituir "o valor formativo de crescer em um ambiente familiar seguro, porque é na família onde se cultivam as virtudes (…) e onde a fé cristã e católica se transmite de pais a filhos".