Em seu discurso ao finalizar o concerto "Os jovens contra a guerra" realizado no auditório da Via della Conciliazione ao recordar o 70º aniversário do início da Segunda guerra mundial, o Papa Bento XVI alentou as novas gerações a não cederem nunca à tentação do conflito e pelo contrário animou-os a trabalhar pela paz.

Ao concluir este evento organizado pela Inter-Regionais Jugendsinfonie Orchester, dirigida por Jochem Hochstenbach, que se intercalou com duas poesias de crianças, o Santo Padre expressou sua alegria por ter participado do concerto que "utilizando a linguagem universal da música pretende impulsionar os jovens a construírem juntos o futuro do mundo apoiando-se nos valores da paz e da fraternidade entre os seres humanos".

"Esta noite volta à nossa memória a tragédia da Segunda guerra mundial, dolorosa página da história, encharcada de violência e desumanidade que causou a morte de milhões de pessoas, deixando divididos os vencedores em uma Europa que teriam que reconstruir".  

A guerra, continuou o Papa, "que quis o nacionalsocialismo, afetou a tantas populações inocentes da Europa e de outros continentes, enquanto o drama da shoah se cevava no povo judeu, objeto de um extermínio programado. E, entretanto, não faltaram chamadas à razão e à paz lançados por tantas pessoas. Aqui, em Roma, ressoou emocionada a voz de meu venerado antecessor Pio XII, que em sua mensagem de rádio no dia 24 de agosto –nas vésperas do estalo da guerra– proclamou com decisão: 'Nada se perde com a paz. Tudo pode perder-se com a guerra'".

"Recordar esses tristes acontecimentos deve ser uma advertência, sobre tudo para as novas gerações, para não ceder nunca mais à tentação da guerra", alertou.

Recordando o 20º aniversário da queda do muro do Berlim, "símbolo eloqüente do final dos regimes totalitários comunistas do Leste europeu", o Papa exclamou "Europa e o mundo inteiro têm sede de liberdade e de paz! É necessário edificar juntos a verdadeira civilização, que não se apóie na força mas que seja o fruto da vitória sobre nós mesmos, sobre as potências da injustiça, do egoísmo e do ódio, que podem chegar a desfigurar o ser humano!".

O movimento ecumênico "pode contribuir a edificá-la trabalhando com os judeus e com todos os fiéis. Deus nos abençoe e conceda à humanidade o dom de sua paz!".

Este concerto foi organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, a Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo, a embaixada da Alemanha ante a Santa Sé e o Europäisches KulturForum Mainau.