Um novo filme sobre as aparições de Nossa Senhora de Fátima, baseado nas memórias da vidente Irmã Lúcia e os relatos de milhares de testemunhas, poderá ser visto em pré- lançamento em pelo menos sete grandes cidades dos EUA e em Portugal, onde partes da obra que tomou cinco anos de preparação foram filmadas.  

"O 13º Dia" é o primeiro filme importante por diretores Ian e Dominic Higgins. De acordo com a distribuidora do filme nos EUA, a Ignatius Press, o filme conta a história das aparições da Virgem Maria para Lucia Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto.
Ao longo de um período de seis meses em 1917, a Virgem Maria entregou profecias e avisos às crianças, que incluiu uma angustiante visão do inferno, a propagação do comunismo e a tentativa de assassinato de um Papa.

O filme foi filmado em Portugal e no Reino Unido. Tem um elenco de centenas de atores e três crianças portuguesas desempenharão o papel dos jovens videntes.

Anthony Ryan, diretor de Marketing da Ignatius Press, descreveu o filme como um "antídoto" para os nossos tempos. "É um lembrete de que um fino véu existe entre o nosso mundo e o próximo. A Mensagem de Fátima é um sinal relevante de alerta para uma cultura dilacerada pelo aborto, a guerra e a injustiça. Todo católico, quiçá todas as pessoas, deveriam ver este filme", disse ele.

Projeções de "O 13º Dia" estão agendadas para 13 de outubro, no aniversário da aparição final. Elas serão realizadas em Portugal, e nos Estados Unidos em Atlanta, Nova York, Denver, Chicago e Oakland assim como Orlando, na Flórida e Austin e Fort Worth no Estado do Texas.

O site oficial da produção britânica está em http://www.the13thdaymovie.com