Os bispos da Bielorrússia realizarão sua visita ad limina a partir do próximo 10 de dezembro. Conforme indicou o Arcebispo de Minsk-Mohilev, Dom Tadeusz Kondrusiewicz, aproveitarão esta ocasião para convidar formalmente ao Papa Bento XVI a visitar o país na primavera ou no verão europeu de 2010.

Em declarações à agência católica bielorrusa catholic.by, o Prelado comentou que o Santo Padre “já recebeu dois convites para visitar Bielorrusia por parte do Presidente Alexander Lukashenko. O ano passado o mandatário convidou o Pontífice, através do Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e este ano o fez durante sua visita a Roma” em abril.

Segundo o Arcebispo, além de visitar Minsk, o Papa poderia visitar o Santuário Nacional da Mãe de Deus em Budslau.

Ao comentar a possibilidade de um encontro de Bento XVI com o Patriarca Ortodoxo de Moscou, o Metropolita Kirill, Dom Kondrusiewicz explicou que este poderia dar-se em Minsk e que “o clima entre nossas Igrejas é verdadeiramente favorável, e por esta razão, Bielorrusia seria um bom lugar para que se reúnam. Obviamente tudo depende de nosso Senhor e das partes interessadas neste encontro”.