O Arcebispo de Madrid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Antonio María Rouco Varela, alentou os espanhóis a participarem no próximo 17 de outubro da manifestação pela vida convocada por mais de 40 organizações de todo o país, quando ainda se discute a lei de ampliação do aborto.

Em Salamanca, onde se encontrava com motivo do início do curso pastoral da Universidade Pontifícia, o Cardeal explicou que este importante evento "é muito bom e usar o direito de manifestação também o é".

Depois de comentar que ele não poderá assistir à marcha, o Cardeal Rouco se referiu ao fato de que é muito difícil que este projeto anti-vida se reverta, por isso animou a não perder a esperança teologal.

"Que nosso Senhor resolva esses problemas. Porque a história é longa e, portanto, o futuro de uma sociedade, de um povo, não é dominado pelos homens. E o que se legisla hoje pode mudar um capítulo da história anterior mais adiante", disse, conforme informa a cadeia COPE.

Sobre o tema da educação, o Arcebispo explicou que "o Estado não é o dono monopolizador da educação e tem que contar com a sociedade. E não só através dos simples e puros instrumentos políticos, mas também através do diálogo social, do debate social e um pouco de acordo de todas as realidades da sociedade implicadas na educação".

Entre eles, assinalou, que se deve ter em conta "antes de qualquer um” os pais de família, "titulares primeiros e primários do direito à educação".