Uma imagem de Nossa Senhora de Luján, que peregrinou por toda a Argentina, será colocada este sábado 10 de outubro no cemitério de Darwin nas Ilhas Malvinas, pelo segundo grupo de familiares dos caídos na guerra que viajará a esse território para render homenagem, acompanhados pelo Bispo de Rio Gallegos, Dom Juan Carlos Romanín.

"Esta é a imagem de Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina, última peça do monumento aos combatentes caídos construído em nossas Ilhas Malvinas, que se despede de seus filhos no continente, antes de partir para seu destino final de onde cuidará o descanso eterno de nossos irmãos: Os que já deram o bom combate pela independência e a soberania nacional", diz a inscrição colocada ao pé da imagem.

O Bispo comentou que "este convite é para mim um verdadeiro presente de Deus, que me permite chegar a esse lugar tão querido por nossa Igreja. Muitos dos ex-combatentes veneraram a Mãe de Deus e expressaram perante Ela seus sentimentos e necessidades, suas súplicas e suas esperanças".

A imagem da Padroeira da Argentina, que atualmente se encontra na Praça Belgrano –onde há alguns dias o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, presidiu uma multitudinária Missa– será colocada esta quinta-feira na Praça de Maio, com ocasião da mostra "Malvinas: Ilhas da Memória", organizada a Comissão de Familiares dos falecidos nas Malvinas e Ilhas do Atlântico Sul com o auspício da Secretaria de Cultura da Nação.

Por outro lado, explicam, na sexta-feira 9 de outubro, às 3:30 pm, os familiares dos falecidos e a Confederação Geral do Trabalho (CGT) levarão essa imagem em procissão pela Avenida de Maio desde o Congresso até a Praça de Maio, acompanhada por tropas e bandas militares.

No Monumento, no Cemitério de Darwin, a Virgem de Luján se entronizará no campo santo, onde "permanecerá custodiando aos argentinos que descansam no arquipélago desde 1982", assinalam.

Mais informação: info@heroesdemalvinas.org.ar