Ao presidir esta manhã a Terceira Congregação Geral do Sínodo dos Bispos da África, o Papa Bento XVI recordou que os habitantes da África esperam com ânsias a justiça, a reconciliação e a paz duradoura.

Em suas palavras de saudação ao Patriarca da Igreja Ortodoxa de Etiópia, Abuna Paulos, o Santo Padre assinalou que sua presença neste Sínodo é "testemunho eloqüente da antigüidade e riqueza de tradições da Igreja na África".

Seguidamente Bento XVI afirmou que "já desde os tempos apostólicos, eram muito numerosos os que, desejando escutar a mensagem de salvação de Cristo, provinham precisamente de Etiópia", cujo povo "segue mostrando sua fidelidade ao Evangelho, não só por meio de sua obediência à lei do amor, mas também por meio de sua perseverança em meio a perseguições e através do sacrifício supremo do martírio em nome de Cristo".

O Papa destacou que "a proclamação do Evangelho não se pode separar do compromisso de construir uma sociedade que, conforme à vontade de Deus, respeite as bênçãos de sua criação e tutele a dignidade e a inocência de todos as crianças".

"Em Cristo sabemos que a reconciliação é possível, que a justiça pode prevalecer e que a paz pode ser duradoura! Esta é a mensagem de esperança que estamos chamados a proclamar. Esta é a promessa que o povo da África deseja que se cumpra plenamente em nosso tempo", exclamou o Santo Padre.

Por isso, o Papa exortou a rezar para "nossas Igrejas possam fortalecer-se na unidade que é dom do Espírito Santo e brindar o testemunho comum de nossa esperança que emana do Evangelho. Sigamos trabalhando pelo desenvolvimento integral de todos os povos da África, fortalecendo às famílias que são o baluarte da sociedade africana, educando a juventude que é o futuro da África e contribuindo para construir sociedades caracterizadas pela honestidade, a integridade e a solidariedade".

"Que nossas deliberações, ao longo destas semanas, ajudem aos seguidores de Cristo em todo o continente a ser exemplos convincentes de retidão, de misericórdia e de paz e uma luz que guie o caminho das gerações futuras!", concluiu.