O Arcebispo da Piura e Tumbes, Dom José Antonio Eguren Anselmi, animou aos peregrinos do Senhor Cativo de Ayabaca reunidos na Basílica Catedral de Piura, a esforçar-se por parecer-se em tudo a Jesus Cristo, e os alentou a que seu percurso para o Santuário lhes recorde que "Jesus é o modelo, o Caminho a Verdade e a Vida".

Depois de assinalar que "este encontro pessoal e comunitário com Aquele que transforma e renova nossa própria vida, implica a própria conversão e a morte ao pecado", Dom Eguren assinalou à imagem do Senhor Cativo e afirmou: "Eis aqui o homem novo, modelo de plena humanidade. Eis aqui a quem devo seguir como seu discípulo".

"Se quero ser feliz, se quero conseguir ser uma pessoa no pleno sentido da palavra, tenho que me esforçar por parecer em tudo a Ele. Que este peregrinar até Ayabaca, lhes recorde que Jesus é o modelo, o caminho, a verdade e a vida", acrescentou.

Do mesmo modo, o Prelado pediu porque a festa do Senhor Cativo de Ayabaca "nos ajude a encontrar com os três grandes amores do coração de Cristo: amor à vontade de seu Pai, profundo amor filial à Virgem Maria e amor a todos seus irmãos humanos".

Só na Arquidiocese existem mais de 16 mil peregrinos registrados em 304 associações de irmandades, que junto aos devotos particulares peregrinam ao encontro do Senhor Cativo em seu Santuário em Ayabaca, no norte do Peru.